quarta-feira, 29 de abril de 2020

Declaração de emergência poderá ir além de 6 de maio

Especialistas apontam que a declaração de emergência não deve ser totalmente encerrada em 6 de maio porque o número de novos casos não diminuiu
declaração de emergência

Yoshitake Yokokura, médico e presidente da associação de sua categoria no Japão, disse em conferência online, na terça-feira (28), que “sair de uma vez da declaração de situação de emergência em 6 do próximo mês é difícil”.

Quase três semanas se passaram desde a declaração de emergência e o governo vem acompanhando o quadro da infecção pelo novo coronavírus em todo o país, bem como os especialistas.

Embora tenham conseguido chegar a 80% de redução do contato social a partir do meio desta semana, nos grandes centros, é visto como difícil cancelar a declaração de emergência em todas as províncias. 

Apesar de ter sido constatada uma queda no número de pessoas testadas positivas nos últimos dias, principalmente em Tóquio, Osaka, Aichi, Fukuoka e Hokkaido, não tem sido como os especialistas esperavam.

O médico Yokokura defende “a principal condição para o fim (da declaração) é que o número de novos pacientes infectados diminua”. Na sua opinião, todas as províncias de uma vez será difícil. Por outro lado, se algumas delas forem liberadas começará a movimentação das pessoas para outras províncias, aumentando o risco da infecção novamente.

O governo continua ouvindo os especialistas para decidir se prolongará esse período, mas ainda não se sabe quando irá se pronunciar.
Fonte: Portal Mie com Huffington Post, Nikkei e NHK

Nenhum comentário:

Postar um comentário