sexta-feira, 27 de julho de 2018

Hospitais no Japão tentam lidar com pacientes estrangeiros sem condições de pagar conta

Segundo uma pesquisa, 35% das instituições médicas de emergência tiveram contas não pagas por estrangeiros
Hospitais no Japão

Os hospitais no Japão estão achando difícil lidar com estrangeiros sem condições de pagar grandes contas porque o governo não estabeleceu um sistema apropriado para fornecer tratamento médico a visitantes estrangeiros.

O governo está adotando medidas como incentivar os estrangeiros a fazer seguro de viagem e ajudar instituições médicas a atender pacientes estrangeiros em vários idiomas.

O Hospital de Medicina Ortopédica de Iwai, no distrito de Edogawa (Tóquio), que tem a maior população de residentes chineses de todas os 23 distritos da capital japonesa, é uma instalação de médio porte que aceita proativamente pacientes estrangeiros.

Hisashi Koga, vice-diretor do hospital, examinou recentemente um chinês que seria submetido a uma cirurgia. "Não se preocupe", disse Koga ao paciente. O homem então sorriu, parecendo aliviado.

Computadores tablet equipados com um aplicativo de tradução foram implantados em salas de consulta e de exames. O hospital também tem um contrato com uma agência que oferece intérpretes via telefone e até contratou um auxiliar de enfermagem chinês.

De acordo com funcionários do hospital, muitos de seus pacientes estrangeiros são residentes permanentes, mas também há aqueles que visitam o Japão com o objetivo de se submeter à cirurgia.

"Por causa do declínio da população, é difícil para os hospitais sobreviverem a menos que aceitem pacientes estrangeiros", revelou Koga ao jornal Mainichi.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2016 pelo Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, 35% dos hospitais de emergência em todo o país tiveram contas não pagas por pacientes estrangeiros. Isso ocorre principalmente porque há muitos hospitais que não aceitam cartões de crédito, e os turistas tendem a não carregar muito dinheiro.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Agência de Turismo do Japão, cerca de 30% dos visitantes estrangeiros não fazem apólices de seguro de viagem.

"O Japão se considera um país orientado para o turismo, mas não estabeleceu um sistema adequado para os visitantes", disse Koichi Hagiuda, secretário-geral executivo do Partido Liberal Democrata.

Seguindo suas recomendações, o governo iniciou esforços para encorajar as instituições médicas a aceitar pagamentos com cartão de crédito e incentivar os visitantes a fazer apólices de seguro de viagem.
Fonte: Alternativa

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