quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Tóquio: palestra tira dúvidas sobre acordo previdenciário Brasil-Japão

Gerente do escritório da Previdência Social em São Paulo fará apresentação no próximo dia 27, terça-feira

acordo previdenciario Brasil-JapãoNo próximo dia 27 (terça-feira), será realizada em Tóquio uma palestra sobre o Acordo Previdenciário Brasil-Japão, em vigor desde 1° de março de 2012.

A apresentação acontecerá no auditório da Embaixada do Brasil em Tóquio, das 16h às 17h30 e é aberta ao público. É preciso fazer reserva porque as vagas são limitadas e quem não puder comparecer poderá enviar perguntas por e-mail.

Ministrada pelo gerente do escritório da previdência social em São Paulo, Belara Giraldelo, a palestra tirará dúvidas sobre o acordo, que garante os direitos previdenciários aos trabalhadores brasileiros que estão no Japão e os trabalhadores japoneses que se encontram no Brasil.

Palestra sobre o Acordo Previdenciário Brasil-Japão
27 de outubro (terça-feira), das 16h às 17h30
Local: Auditório da Embaixada do Brasil em Tóquio (Tokyo-to Minato-ku Kita Aoyama 2-11-12; 10 minutos a pé da saída 3 da estação Gaienmae, Linha Ginza - Tokyo Metro)
E-mail para reservas e envio de perguntas: informe.cgtoquio@itamaraty.gov.br

Sobre o acordo
Permite que os trabalhadores – brasileiros e japoneses – que contribuíram para os dois sistemas somem os períodos de contribuição para atingirem o tempo mínimo necessário para obter os benefícios, como aposentadoria por idade e invalidez e pensão por morte.

- Como é feito o pagamento:
O pagamento é efetuado na moeda do próprio país, proporcionalmente ao período de contribuição. Ou seja, o trabalhador que contribuiu 18 anos ao sistema japonês e outros 18 à previdência brasileira, receberá parte da aposentadoria em ienes e outra em reais.

- Período mínimo de contribuição:
No Brasil é de 35 anos (30 anos para as mulheres), ou a partir dos 65 anos (60 anos para as mulheres). No Japão, o período mínimo de contribuição é de 25 anos, e basicamente quando o contribuinte completar 65 anos.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário