quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Consulados do Brasil no Japão dão dicas para votar no segundo turno das eleições

O eleitor deve comparecer ao posto de votação com algum documento brasileiro de identidade com foto

eleições 2014
Neste domingo (26) será realizado o segundo turno da eleição presidencial. Os eleitores deverão se dirigir aos postos de votação entre 8h e 17h levando algum documento brasileiro de identidade com foto (original do passaporte, mesmo que vencido, ou Cédula de Identidade, por exemplo).

De preferência o eleitor deve levar também o título de eleitor válido. Mas, segundo informam os sites dos consulados, é possível votar sem apresentar o título eleitoral original, desde que a pessoa esteja cadastrada no caderno de votação. No caso, deve apresentar os documentos brasileiros de identificação já citados.

Caso o nome da pessoa esteja diferente no título eleitoral e no documento de identidade, ela deve apresentar um documento que comprove a alteração do nome, como é o caso de sentença judicial de divórcio, certidão de nascimento averbada etc.

No site do Tribunal Superior Eleitoral consta a seção onde cada um deverá votar. Isso pode ser conferido no seguinte endereço: http://www.tse.jus.br/eleitor/servicos/titulo-e-local-de-votacao/titulo-e-local-de-votacao. A consulta é feita por nome ou pelo número do título de eleitor.

Quem não votou no primeiro turno pode votar normalmente no segundo, e tem até o dia 4 de dezembro para apresentar justificativa. E quem não puder votar no segundo turno também, terá como prazo para justificar-se perante a Justiça Eleitoral o período de 27 de outubro a 26 de dezembro.

Nos sites dos consulados brasileiros no Japão e no do Tribunal Superior Eleitoral (TSE - www.tse.jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior/servicos-eleitorais-no-exterior) há instruções de como proceder nesse sentido.

Os consulados recomendam que as pessoas evitem ir ao local de votação de carro. Alertam também para o seguinte: no dia da eleição, com exceção de lactantes, somente o eleitor poderá entrar nos locais de votação. Portanto, é bom evitar levar crianças ao posto de votação.

O site do Consulado de Hamamatsu (Shizuoka) alerta inclusive que não há a necessidade de pernoitar diante do local de votação, como alguns eleitores fizeram no primeiro turno, lembrando que o tempo de espera na fila acabou sendo maior do que o ato de votar, que consumiu apenas alguns minutos.

Os consulados pedem também que os eleitores se dirijam aos postos de votação com calma, indicando que tradicionalmente os períodos com menos filas vai das 12h às 14h.

Terão preferência para votar eleitores maiores de 60 anos de idade, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, grávidas e lactantes.

Caso a fila esteja fora dos locais de votação, as pessoas que têm prioridade de votar devem aguardar na fila geral a triagem a ser feita por um funcionário do Consulado que conduzirá estes eleitores aos postos de votação.

Os consulados de Tóquio e Nagoia estarão fechados na segunda-feira, dia 27, mas o de Hamamatsu funcionará normalmente.

Os sites dos consulados são estes:
- Nagoia: http://nagoia.itamaraty.gov.br/pt-br/
- Hamamatsu: http://www.consbrashamamatsu.jp/
- Tóquio: http://www.consbrasil.org/
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário:

Postar um comentário