quinta-feira, 17 de julho de 2014

Consulado de Nagoya convoca voluntários para as eleições presidenciais em outubro

Quem vive no exterior precisa ter o título de eleitor atualizado para renovar o passaporte.

mesario voluntarioFaltam menos de três meses para as eleições presidenciais de 2014 e espera-se um grande movimento nas zonas eleitorais dos três consulados do Brasil, em Tóquio, Hamamatsu e Nagoya. E a previsão é de bastante trabalho nas eleições.

O posto consular de Nagoya é o que tem maior jurisdição, com cerca de 100 mil residentes. Em 2010, a cidade tinha cerca de 6 mil eleitores cadastrados e a metade compareceu para votar.

Este ano são quase 14 mil eleitores com o título em mãos, o que leva o cônsul geral do Brasil a um apelo em busca de voluntários.

¨A vida às vezes é difícil, não permite deslocamento, estar aqui as 6h30 da manhã…mas quem puder que venha nos ajudar a organizar, operar essas eleições…importante, para fortalecer, consolidar nossa democracia…Nós temos até agora previstas 37 seções….até agora temos um terço dos candidatos a voluntários, afirma cônsul geral do Brasil em Nagoya, Arnaldo Caiche D`Oliveira.

As 37 seções estão localizadas em 5 zonas eleitorais que vão funcionar na sede do consulado em Nagoya e nas cidades de Toyohashi, Suzuka, Takaoka e Hiroshima.

Busca-se voluntários para todas as zonas eleitorais. Para participar basta ser eleitor cadastrado para votar no Japão e claro, estar em dia com a obrigação eleitoral.

Interessados com tempo para ajudar devem acessar o site do consulado na internet. O endereço é www.nagoia.itamaraty.gov.br

O primeiro turno das eleições será dia 5 de outubro. E o segundo, caso ocorra, será dia 26 de outubro. O voluntariado vai trabalhar nas mesas receptoras de votos, ajudar a organizar as filas, informar os locais, e auxiliar os eleitores em geral.
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário