terça-feira, 20 de agosto de 2024

Três vezes mais inadimplência fiscal pelos residentes permanentes comparados aos japoneses

Os relatórios de uma pesquisa feita pelo governo mostram que os estrangeiros com visto permanente têm elevado índice de inadimplência com impostos

residentes estrangeiros
Soube-se na segunda-feira (19), através dos relatórios do governo, que a taxa de inadimplência dos residentes estrangeiros com visto permanente, em relação aos impostos e parcelas do seguro de saúde, varia de 3 a 4 vezes mais do que os cidadãos japoneses, dependendo das prefeituras.

Esta é a primeira vez que a situação real da inadimplência fiscal dos residentes permanentes é revelada de forma detalhada. Com base na revisão da Lei de Controle de Imigração e Refugiados, promulgada em junho, existe a possibilidade de que o status de residente permanente seja revogado. 

Poderá ser posta em cheque a adequação da avaliação para obtenção do status de residente permanente (ou visto permanente), concedida aos estrangeiros, conferindo os mesmos direitos que aos cidadãos japoneses.

O jornal Sankei Shimbun obteve esses relatórios internos que o governo apresentou aos membros do Comitê de Assuntos Judiciais da Câmara dos Conselheiros em maio, durante as deliberações sobre a Lei revisada de Controle de Imigração e Refugiados.

De acordo com eles, o governo investigou 7 prefeituras em relação à situação dos pagamento dos impostos e das parcelas do seguro de saúde.  

Em uma determinada prefeitura, no fim de novembro de 2023, 9% dos japoneses (família) estavam inadimplentes com as parcelas do seguro de saúde, enquanto em relação aos residentes estrangeiros com visto permanente eram 29%. 

No mesmo mês, a taxa de inadimplência dos impostos era de cerca de 4% para os japoneses, enquanto que dos residentes estrangeiros com visto permanente era de 18%.
Fonte: Portal Mie com Sankei